sábado, 7 de junho de 2008

Sindicalista Carlos Miranda alerta sobre ricos de crédito para aposentados.

Sindicalista Carlos Miranda alerta sobre ricos de crédito para aposentados.
Assessoria Regional Sindical – Bahia.

Empréstimo parece a solução imediata e fácil. Mas muitos idosos não se dão conta que, após adquirir o empréstimo, uma quantia significativa será descontada de sua aposentadoria nos próximos meses. Esse é o empréstimo consignado que oferece juros especiais, não precisa de avalista e tem endividado muitos idosos do campo e da cidade.
Diante da segurança em receber o crédito, bancos e agentes financeiros têm apostado alto nos empréstimos com descontos em folha para aposentados. Entre 2004 e 2007, foram mais de R$30,6 bilhões em empréstimos, revela levantamento do ministério da previdência. Metade das 19 milhões de pessoas aptas para acessar o empréstimo consignado já recorreram às operações de crédito. O índice de idosos com registro nos Serviços de Proteção ao crédito aumentou, em 2007, para 3,32%. Antes, a inadimplência desse público era de 2,89%.

Para evitar endividamentos desnecessários e alertar para os perigos do empréstimo e das possíveis fraudes que ocorrem nas transações, Carlos Miranda faz o alerta. Devemos esclarecer e orientar o idoso a respeito dessas fraudes, golpes e empréstimos desnecessários, além de alertar para o fato de as entidades financeiras serem as maiores beneficiadas nesse processo, e não os aposentados, diz o diretor da Assessoria Regional Sindical, Carlos Miranda Lima Filho.

Serão distribuídos cartazes e folderes educativos em todos os Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadores Rurais alem de matérias enviadas via e-mail´s via internet. Também serão realizadas assembléias nos municípios com trabalhadores e pensionistas para esclarecimento e identificação de problemas relacionados aos empréstimos. Todos devem apoiar a iniciativa de orientar os aposentados principalmente porque os juros estão crescendo a cada momento e não existe uma normatização na legislação brasileira quanto aos percentuais cobrados, e alerta aos aposentados que não assinem papeis ou coloque impressão digital em papel em branco, e que só façam qualquer transação financeira com uma pessoa de sua inteira confiança lendo o contrato ou com assistência do seu sindicato. Cuidado com aqueles atravessadores de aposentadoria que prometem acompanhar todo o processo para você se aposentar e depois quer levar vantagem. Muitos destes inescrupulosos estão dizendo “lhe aposento” e depois tomam um empréstimo em nome do aposentado, todo cuidado é pouco, procure o seu sindicato, e seja bem orientado. Todos os sindicalistas do meio rural devem estimular os debates e apoiar encontros para discussão.
“A assessoria regional sindical, orienta que os idosos não peguem empréstimo consignado. Procure seu sindicato e verifique outras opções. Caso esteja em dificuldades imediatas procure os bancos consulte o gerente e verifique quem oferece menor taxa de juros.” A ouvidoria do Ministério da Previdência, tem recebido reclamações e tem atuado principalmente quando verifica-se que os descontos estão sem autorização do aposentado. Cuidado com a propaganda enganosa, que a todo o momento chega aos seus ouvidos, conclui Carlos Miranda.

*60 meses para pagar
- você paga o dobro do valor financiado.

*Juros de 3,5% ao mês
- quando a média da inflamação esta de 0,30% a 0,74% ao mês.
Segundo a noticias os juros estão subindo a cada dia.

*De 2004 a 2007 foram mais de 30 bilhões de reais em empréstimos
- quem lucrou com isso?

NÃO SEJA VÍTIMA DO EMPRÉSTIMO!

www.lamaraobahia.blogspot.com
www.carlosmiranda.blogspot.com

Comentários:

Criação e Manutenção por ::By Tony Miranda [71] 9978 5050::
| 2009 |