sábado, 19 de março de 2011

Obama diz em comunicado ter 'apreço' a Brasil em conselho da ONU

Obama diz em comunicado ter 'apreço' a Brasil em conselho da ONU
Brasil e EUA reconheceram necessidade de mudar organismos internacionais.
Dilma Rousseff aceitou convite para visitar os Estados Unidos em 2011.





"o presidente Obama manifestou seu apreço à aspiração do Brasil de tornar-se membro permanente do Conselho de Segurança e reconheceu as responsabilidades globais assumidas pelo Brasil".

Segundo o comunicado (leia a íntegra), Dilma e Obama "concordaram que, da mesma forma que outras organizações internacionais precisaram mudar para se tornarem mais aptas a responder aos desafios do Século XXI, o Conselho de Segurança das Nações Unidas também precisa reformar-se, e expressaram seu apoio a uma expansão limitada do Conselho de Segurança que aprimore suas efetividade e eficiência, bem como sua representatividade".


Dilma defende diante de Obama uma 'reforma fundamental' na ONUObama diz que EUA querem investir em infraestrutura no BrasilDilma recebe Barack Obama no Palácio do PlanaltoObama visita exposição de artistas brasileiras no PlanaltoNo comunicado, foram destacados "os benefícios mútuos criados por uma maior cooperação econômica, financeira e comercial" entre Brasil e Estados Unidos. "Ao reconhecerem as altas qualidade e diversificação do comércio entre Brasil e Estados Unidos, destacaram a importância de avançar, aprofundando e ampliando essa relação. Reconheceram o grande potencial dos investimentos recíprocos, particularmente nas áreas de infraestrutura, energia e alta tecnologia".

Obama e Dilma reiteraram no comunicado conjunto a importância da consolidação do G-20 e de seu papel na coordenação para a cooperação econômica internacional. Os presidentes também encorajaram a adoção de políticas necessárias para evitar grandes desequilíbrios econômicos e financeiros.

Eles decidiram formalizar um Diálogo Econômico e Financeiro Brasil – Estados Unidos. De acordo com o comunicado, "o diálogo buscará coordenar posições em matéria de políticas econômicas globais e encontrar oportunidades para maior cooperação econômica bilateral. Dilma e Obama recomendaram ainda "que as altas autoridades responsáveis pelo G-20 em ambos os países (...) continuem a manter consultas regulares sobre os temas da agenda do foro como forma de aprofundar a coordenação bilateral".

O presidente Obama manifestou seu apreço à aspiração do Brasil de tornar-se membro permanente do Conselho de Segurança e reconheceu as responsabilidades globais assumidas pelo Brasil"Trecho de comunicado do Ministério de Relações ExterioresNo comunicado, "os presidentes reafirmaram seu firme compromisso de levar a Rodada Doha da OMC a uma conclusão exitosa, ambiciosa, abrangente e equilibrada".

Jogos Olímpicos
Brasil e Estados Unidos assinaram um memorando de entendimento sobre megaeventos esportivos mundiais, destinado a dinamizar a cooperação bilateral, em particular em matéria de infraestrutura e segurança para a realização, no Brasil, da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos, em 2016.

Dilma e Obama afirmaram, no comunicado, "que há interesses convergentes dos dois países em matéria de energia, inclusive nos setores de petróleo, gás natural, biocombustíveis e outras fontes renováveis. O Presidente Obama afirmou que os Estados Unidos buscam ser um Parceiro Estratégico do Brasil em energia".

Apesar da ênfase na parceria em torno da produção de combustíveis, a preservação ambiental também foi um dos temas abordados no comunicado. "Com a importância de uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável como um meio de gerar crescimento econômico, de criar emprego decente, de erradicar a pobreza e de proteger o meio ambiente"

Pobreza
No comunicado, Obama "aplaudiu" o sucesso do Brasil na formulação de políticas públicas e programas para combater a pobreza, a desigualdade e a marginalização. Já a presidente Dilma Rousseff "saudou a possibilidade de ampliar atividades de cooperação internacional por meio da reprodução de melhores práticas brasileiras em matéria de desenvolvimento social".

Eles reafirmaram os compromissos de "ambos os países com o desarmamento, a não-proliferação nuclear e os usos pacíficos da energia nuclear, com vistas a alcançar a paz e a segurança em um mundo livre de armas nucleares".

Dilma e Obama finalizaram o comunicado manifestando "sua satisfação com o estado das relações entre o Brasil e os Estados Unidos como parceiros globais, plenamente comprometidos com o estabelecimento de uma ordem mundial mais democrática, justa e sustentável. Nesse contexto, a Presidenta brasileira aceitou convite para realizar visita aos Estados Unidos, no decorrer do segundo semestre de 2011".
Carlos Miranda Lima Filho - repórter DRt 1422

Comentários:

Criação e Manutenção por ::By Tony Miranda [71] 9978 5050::
| 2009 |