quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Comemorei os meus 18 anos aqui mo Mercado Modelo de Serrinha - Ba

Mercado Modelo comemora 100 anos nesta quinta-feira
Um dos principais cartões postais da cidade foi inaugurado em 1912





Comemorei os meus 18 anos aqui mo Mercado Modelo quando foi homenageado pela Literatura de Cordel, Repentistas e Violeiros, já que sou Radialista decano na Região do Sisal Bahia e sempre dei oportunidade a eles em meus programas de Rádio.
Esta quinta-feira (02) é um dia de celebração para os baianos. Além da tradicional festa popular de Iemanjá, também é comemorado o centenário do Mercado Modelo, um dos principais cartões postais de Salvador.
O maior centro de artesanato em Salvador foi inaugurado em 1912, para atender a necessidade de abastecimento da cidade baixa, e atualmente conta com 263 boxes, onde turistas e baianos encontram de tudo: desde patuás, redes e fitas do Senhor do Bonfim até pinturas, cerâmicas e peças de couro e prata.

As homenagens começam pela manhã, às 9h, com uma missa celebrada na Praça Cayru, Igreja da Conceição da Praia, santa presente no altar do Mercado Modelo. A celebração é realizada para os 263 permissionários e 100 ambulantes cadastrados.


Um cortejo, que sai às 10h da Igreja, leva a imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o mercado. A imagem participa de um abraço simbólico ao ponto turístico e então percorre todos os seus boxes.
A comemoração termina com mais festa. No segundo andar do mercado, será realizado um show folclórico e, logo após, o público presente partilhará um bolo de um metro de comprimento.
O centenário do Mercado Modelo também será homenageado em uma sessão especial no plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Vereadores. Na sessão promovida pelo vereador Jorge Jambeiro, a Empresa de Correios e Telégrafos entrega um selo e um carimbo comemorativos aos 100 anos do estabelecimento.
História
Alguns datam a inauguração do Mercado Modelo no final do ano de 1912, no dia nove de dezembro. O estabelecimento ficava entre a alfândega e o largo da Conceição e, desde aquela época, já oferecia aos soteropolitanos e a seus visitantes, diversos produtos como hortifrutigranjeiros, cereais, animais, charutos, cachaças e artigos de candomblé.
Entretanto, no dia 02 de fevereiro de 1971, o prédio foi reinaugurado depois de um grande incêndio que resultou da demolição do antigo imóvel no ano de 1969. O edifício da 3ª alfândega de Salvador tornou-se então a sua nova e atual casa, que foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). No local onde funcionava antes, foi colocada uma escultura do artista Mário Cravo.

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação

1 Comentário:

JOSE NOGUEIRA DE SANTANA disse...

E TÃO BOM SENTIR O SABOR DA VITORIA PRINCIPALMENTE QUANDO SE TEM UMA TRAGETORIA TAO ORGULHOSA SEGUINDO SEMPRE OS PRINCIPIOS DA LIBERDADE , JUSTIÇA , AMOR E HONESTIDADE
MEU PAI FOI UM HUMILDE COLABORADOR SEU NO ANTIGO BOXE 18 DO MERCADO MUNICIPAL DE SERRINHA E PROCURO SEMPRE QUE POSSO DAR CONTINUIDADE SENDO SEU OUVINTE NA RADIO OU QUAIS QUER OUTRO EVENTO PODE CONTAR COMIGO TIVE ORGULHO DE CONHECELO E PARTICIPAR DE PROGRAMAS DA RADIO DIFUSORA QUE O MESTRE CONTINUE LHE ILUMINANDO .

Criação e Manutenção por ::By Tony Miranda [71] 9978 5050::
| 2009 |