terça-feira, 13 de maio de 2014

Ex Prefeito, de Água Fria - BAHIA Manoel Potinha é Preso pela Policia Federal




ex-prefeito de Água Fria, Manoel Alves dos Santos (Manoel Potionha), foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã desta terça-feira (13). 

De acordo com a PF, além da prisão de Manoel Alves dos Santos, mais conhecido como Manoel Potinha, eles também cumpriram mandado de prisão em desfavor de um empresário da cidade, o sr° Antonio Linhares, (Toinho da Gameleira),que era ex secretário no governo de Manoel Potinha. 

A corporação explicou que os presos, além de servidores públicos e agentes políticos, fraudavam processos licitatórios do município, fazendo com que as contratações fossem direcionadas para empresas que faziam parte da organização criminosa.

Os policiais montaram um esquema estratégico na prisão; dividido em quatro grupos; o primeiro foi até o distrito de Pataiba onde mora o ex gestor, o segundo na prefeitura onde colheram documentos, o terceiro foram até um comercio de gás de propriedade do ex gestor onde o mesmo estava e o quarto foi até a casade Antonio Linhares ( Toinho da Gameleira)

A Operação
Os detidos são acusados de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos e corrupção. A ação, intitulada "13 de Maio", também prevê o cumprimento de 83 mandados de busca e apreensão.
Policiais federais estiveram na manhã desta terça no edifício Atlanta Empresarial, no Costa Azul, em Salvador, onde cumpriram mandados de busca e apreensão em um escritório de contabilidade. Os agentes saíram do local com malotes e caixas com documentos.
Além de Fátima e Sítio do Quinto, o esquema criminoso era praticado nas cidades de Heliópolis, Ipecaetá, Aramari, Banzaê, Ribeira do Pombal, Água Fria, Novo Triunfo, Itiruçu, Ourolândia, Santa Brígida, Paripiranga, Itanagra, Quijingue, Sátiro Dias, Coração de Maria, Cícero Dantas, Lamarão e São Francisco do Conde.
Os acusados detidos nas cidades de Banzaê, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto, Fátima, Itiruçu e Sátiro Dias permanecerão no posto da delegacia da PF em Feira de Santana (a 109 quilômetros de Salvador), de onde serão conduzidos para o Conjuntos Penal do município.
De acordo com a PF, foram desviados cerca de R$ 30 milhões. A verba ficava em uma conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O dinheiro seria utilizado em serviços de engenharia, transporte escolar e na realização de eventossociais.
A ação também conta com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU), da Receita Federal e da Assessoria de Pesquisa Estratégicas da Previdência Social.
 Por Adson Lopes da redação / Fotos Jessica Soares
http://www.portalaguafria.com/2014/05/ex-prefeito-de-agua-fria-manoel-potinha.html
PF prende prefeitos e secretários por desvio de verbas na Bahia
A Polícia Federal iniciou na manhã desta terça-feira (13) a Operação 13 de Maio, que irá combater crimes de desvio de recursos públicos e corrupção praticados em prefeituras de 20 municípios baianos. Dois prefeitos e seis são ex-prefeitos estão entre os suspeitos e tiveram prisão determinada pela justiça.
Segundo a PF, pelo menos R$ 30 milhões foram desviados nos municípios investigados. Cerca de 400 agentes federais, 45 servidores da CGU e 45 da Receita Federal, cumprem 29 mandados de prisão temporária e 83 mandados de busca e apreensão, decretados pela Justiça Federal. Sete pessoas foram afastadas de suas atividades e cargos públicos.
Além dos prefeitos, quatro vereadores, cinco secretários municipais e nove funcionários públicos também tiveram a prisão decretada. Os desvios foram identificados nas cidades de Fátima, Heliópolis, Ipecaetá, Aramari, Banzaê, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto, Água Fria, Novo Triunfo, Itiruçu, Ourolândia, Santa Brígida, Paripiranga, Itanagra, Quijingue, Sátiro Dias, Coração de Maria, Cícero Dantas, Lamarão e São Francisco do Conde.
Organização criminosa
Segundo investigação da Polícia Federal, funcionários públicos e empresários integram uma organização criminosa que existe há mais de 10 anos. Eles desviavam recursos públicos que ficavam em uma conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Recursos de origens federais, estaduais e municipais também foram desviados.
Empresas de fachada e laranjas eram contratados para a realizar serviços de engenharia, de transporte escolar e realização de eventos sociais para o grupo. Os envolvidos devem responder por crimes de responsabilidade, malversação de recursos públicos, lavagem de dinheiro, peculato, organização criminosa, uso de documento falso e crimes da lei de licitações.
A operação, que também é realizada em Aracaju (SE) e Brasília (DF), conta com o apoio da Controladoria Geral da União (CGU), da Receita Federal e da Assessoria de Pesquisa Estratégicas da Previdência Social. (Correio da Bahia)

Comentários:

Criação e Manutenção por ::By Tony Miranda [71] 9978 5050::
| 2009 |