quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Justiça Federal considera fator previdenciário inconstitucional - Carlos Miranda repórter Serrinha / Lamarão - Ba

Justiça Federal considera fator previdenciário inconstitucional

O fator previdenciário foi considerado inconstitucional pelo juiz federal Marcus Orione Gonçalves Correia, da 1ª Vara Federal Previdenciária em São Paulo. A decisão ocorreu em ação movida por um segurado contra o INSS. Na decisão, Correia afirma que o fator previdenciário, além de ser complexo e de difícil compreensão para o segurado, é inconstitucional por introduzir elementos de cálculo que influem no próprio direito ao benefício.
O juiz entende que uma coisa é requisito para a obtenção do benefício - que continuaria a ser apenas o tempo de contribuição - e outra é o cálculo do seu valor inicial, em que não se poderia levar em conta fatores como a expectativa de vida. O juiz argumentou que, "somente é possível se obter o benefício a partir da utilização dos elementos indispensáveis para o cálculo da renda mensal inicial. Assim, utilizando-se para a obtenção desta de elementos não permitidos pela Constituição, obviamente que violado se encontra o próprio direito ao benefício em si".
A decisão determinou que o INSS promova o recálculo da renda mensal inicial do benefício do segurado sem levar em conta o fator previdenciário. Fator previdenciário é um cálculo que leva em conta a idade, a expectativa de sobrevida e o tempo de contribuição do segurado ao se aposentar.
Fonte: Congresso em Foco e Estado de São Paulo
Bem Vindo
Seja bem vindo ao blog da ADAV - Advocacia Especializada. Visite também nosso site: www.adav.jur.adv.br!
03 de dezembro de 2010
http://adav-advocaciaespecializada.blogspot.com/2010/12/justica-federal-considera-fator.html
Carlos Miranda Lim Filho - Serrinha/Lamarão- Ba

Comentários:

Criação e Manutenção por ::By Tony Miranda [71] 9978 5050::
| 2009 |