sexta-feira, 22 de abril de 2011

Procissão do Fogaréu reúne centenas de pessoas em Serrinha, BA



Os moradores do município de Serrinha, na Bahia, acompanharam uma das celebrações mais tradicionais da cidade na noite da quinta-feira (21): a Procissão do Fogaréu, que é realizada há 81 anos.

Centenas de pessoas lotaram a Catedral de Serrinha para a missa, que foi celebrada pelo bispo da cidade, Dom Ottorino Assolare. Ele iniciou o momento penitencial relembrando a trajetória do sofrimento de Jesus. Terminada a missa, os fiéis saíram em procissão pelas ruas da cidade.


A procissão começou com a encenação da Paixão de Cristo, na praça em frente à igreja. Atores relembraram o dia em que Cristo se sacrificou para salvar os homens. Católicos da cidade e região acompanharam a representação que percorreu 4 km, terminando na colina de Nossa Senhora de Santana




Semana Santa: em toda Quinta-feira Santa (desde a década de 1930), os fiéis se unem em penitência na Procissão do Fogaréu. Eles acendem as tochas para a procissão que percorre o trajeto até o Monte de Nossa Senhora de Santana. A atitude simboliza o acompanhamento a Jesus Cristo ao Jardim das Oliveiras, onde ele se entregou para ser sacrificado. A procissão acontece depois da missa do lava-pés na matriz nova (Igreja Nossa Senhora de Santana). No monte, diante da imagem da padroeira, o padre faz um pequeno sermão para relembrar o significado da penitência. Depois da procissão, haverá representação teatral A Paixão de Cristo. Na sexta-feira, ocorre a via sacra para o Cruzeiro do Monte, Celebração da Paixão e Morte do Senhor e Procissão do Senhor Morto. No sábado, missa da Vigília Pascal, no domingo a tradicional subida ao cruzeiro do monte, Procissão do Encontro, seguida de Missa de Páscoa e da Ressurreição do Senhor.

Carlos Miranda Lima Filho.
Repórter DRT 1422

Comentários:

Criação e Manutenção por ::By Tony Miranda [71] 9978 5050::
| 2009 |