quinta-feira, 13 de junho de 2013

Serrinha - Bahia 137 anos parabéns

Serrinha - Bahia  137 anos parabéns.




Mais informações sobre Serrinha Bahia 


Clima[editar]

Geografia[editar]

clima do município varia do semiárido ao subúmido. Enquanto que a temperatura vai de 24°C a 32°C no verão e no inverno 14°C a 28°C.

Vegetação[editar]

vegetação se enquadra nos padrões da floresta estacional.

Subdivisões[editar]

O município está dividido em:
Bairros
Centro, Ginásio, Bomba, Vaquejada,Csu, Cidade Nova,Oséias, Novo Horizonte, Urbis 1, Urbis 2,Santa, Rodagem,Vaquejada,Caseb, Colina das Mangueiras, Recreio, Vila de Fátima, Estação, Cruzeiro, Arco-Íris, Princesa do Agreste, Estádio, Rodoviária,Abóboras,Treze, Aparecida,Tancredo Neves,Maravilha,Pirmavera, Matadouro,Parque Santana,Parque União.
Povoados
Morro do fundo, Alto da Bandeira, Bela Vista, Tanque Grande, Subaé, Alto Alegre, Cajueiro, Campo Redondo, Murici, Catespero, Chapada, Mato Grosso, Mato Fino, Malhada do Alto, Entrocamento de Ichu,Guanabara, Três Estradas,Vertente,Baú,Lagoa do Mato,Isabel,Mombaça Velha, Mombaça Nova, Vertente, Campo Limpo, Flores,Brejo,Floresta, Cajueiro Grande,Matinha,Entroncamento de Lamarão, Alto dos Pilões,Retiro,Campinas,Caldeirão,cajazeira,Barro,Lage dos Cabocos,Sorocaba,Saco do Correio,Porteira,, Cantinho, Salgado 1, salgado 2,Recanto,Alto de contendas,Alto de Fora,Maroto, Tanque do Meio,Amparo,Canto,Macambira,Mandacarú,Pau Ferro,Canto Dois Irmãos,Levada,Oiteiro, Oiteirinho,Cana Verde,Guarani,Matão, Bom Jardim,Cabeça da Vaca,Cruzeiro da Paz,Regalo, Morro da Ilha, Licurituba,Saco do Moura 1, saco do Moura 2, Maravilha,Ipoeira, Juazeiro Grande Lagoa seca,Intrude,Vira mão,Tamburi,Sete ferro, Barra do Vento, e etc.

Transportes[editar]

Serrinha é cortada pela FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) de transporte de cargas e por quatro rodovias, uma federal e três estaduais que são aBR-116 norte (Serrinha - Feira de Santana), BA-409 (Rodovia do Sisal), BA-233 (Serrinha - Nova Soure) e BA-411 (Serrinha - Barrocas)

Economia[editar]

Conforme registros na JUCEB (Junta Comercial do Estado da Bahia), possui 282 indústrias, 27º lugar na posição geral do Estado da Bahia, e 1.476 estabelecimentos comerciais, 33º posição dentre os municípios baianos. No setor de bens minerais é produtor de argilagranito,manganês e ouro. Sua agricultura se expressa na produção de mangacaju e cajá. Na pecuária, destacam-se os rebanhos ovinos e suínos, além da criação expressiva de galináceos.
A cidade conta com cinco agências bancárias, uma do Banco do Brasil, da Caixa Econômica, do BradescoAscoob e Itaú.

Imprensa[editar]

Serrinha é sede de três emissoras de rádio, a Rádio Continental AM 1330 kHz, a Rádio Regional AM 790 kHz e a Rádio Morena FM 97,9 MHz.

Cultura[editar]

Serrinha possui manifestações culturais muito diversificadas, que passam pelas folclóricaspagãsreligiosas ou outras.

Eventos religiosos[editar]

  • Semana Santa: em toda Quinta-feira Santa (desde a década de 1930), os fiéis se unem em penitência na Procissão do Fogaréu. Eles acendem as tochas para a procissão que percorre o trajeto até o Monte de Nossa Senhora de Santana. A atitude simboliza o acompanhamento a Jesus Cristo ao Jardim das Oliveiras, onde ele se entregou para ser sacrificado. A procissão acontece depois damissa do lava-pés na matriz nova (Igreja Nossa Senhora de Santana). No monte, diante da imagem da padroeira, o padre faz um pequenosermão para relembrar o significado da penitência. Depois da procissão, haverá representação teatral A Paixão de Cristo. Na sexta-feira, ocorre a via sacra para o Cruzeiro do Monte, Celebração da Paixão e Morte do Senhor e Procissão do Senhor Morto. No sábado, missa da Vigília Pascal, no domingo a tradicional subida ao cruzeiro do monte, Procissão do Encontro, seguida de Missa de Páscoa e da Ressurreição do Senhor.
  • Festa da Padroeira: Acontece todo mês de julho o novenário em louvor a Senhora Sant'ana, padroeira do município, no dia 26, é realizada a celebração litúrgica na Catedral, seguida da procissão com a imagem da padroeira pelas principais ruas e avenidas da cidade em comemoração ao dia da padroeira.
  • No dia 23 de Setembro é realizado no centro da cidade um evento gospel e religioso em comemoração do Dia dos Evangélicos.

Eventos festivos[editar]

  • São João: Todos os anos acontece a tradicional festa de São João com grandes atrações do forró nordestino e com grandes fogueiras.
  • A partir de 2009 acaba a tradição do São João, o novo prefeito mudou os festejos juninos para o São Pedro.
  • Vaquejada de Serrinha: começou em 1967 quando Valdete Carneiro e Neném de Maroto resolveram criar um evento que significasse a bênção e a confraternização dos vaqueiros da região. Com o passar do tempo a festa ganhou força e prestígio e os prêmios simbólicos tornaram-se valiosos. A estrutura se desenvolveu e comporta mega-shows com a apresentação de artistasnacionais.
  • Moto Argola: evento esportivo este realizado todos os meses de Outubro e conta com a participação de centenas de motociclistas do estado e do país.

Religião[editar]

O município é sede da diocese católica da região, dividida em duas paróquias, a Paróquia de Senhora Santana e Paróquia Bom Pastor.
Conta também com várias denominações Evangélicas e Protestantes, Igreja Universal, Graça, Quadrangular, Assémbleia de Deus, Deus é Amor, sendo a mais antiga a Primeira Igreja Batista de Serrinha, fundada em 23 de novembro de 1923.

Educação[editar]

Serrinha é sede da 12ª DIREC - Diretoria Regional de Educação, e tem uma vasta oferta de colégios e escolas estaduais. Além disso possui campi de três faculdades.
UniversidadeUnidadeCursos oferecidos
UNEB - Unversidade do Estado da BahiaCampus XIGeografiaPedagogiaAdministração
UNOPAR - Universidade do Norte do ParanáNormal SuperiorPedagogiaLetrasAdministraçãoCiências ContábeisAnálise e Desenvolvimento de Sistemas
FTC - Faculdade de Tecnologias e CiênciaBiologiaMatemáticaHistóriaLetrasNormal Superiore Geografia

Feriados municipais[editar]

Organismos regionais com sede em Serrinha[editar]

OrgasnismoTitular
Diretoria Regional de Educação - DIREC 12
Diretoria Regional de Saúde - 12ª DIRES
Circunscrição Regional de Trânsito - 29ª Ciretran
16º Batalhão de Polícia Militar
Guarda Civil Municipal - GCM
Secretária da Fazenda do Estado da Bahia - SEFAZ
Junta Comercial do Estado da Bahia - JUCEB
Fundação Nacional de Saúde - FUNASA
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
Receita Federal do Brasil
5º Delegacia do Serviço Militar do Exército
Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA)
Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB
Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR)
Câmara de Dirigentes Lojistas de Serrinha (CDL)
Assessoria Regional Sindical ( ARS)


Comentários:

Criação e Manutenção por ::By Tony Miranda [71] 9978 5050::
| 2009 |