quinta-feira, 17 de abril de 2014

Hoje é dia da Procissão do Fogaréu que é uma tradicional procissão católica realizada anualmente na cidade de Serrinha - Bahia, na quinta-feira santa.

Procissão do Fogaréu é uma tradicional procissão católica realizada anualmente na cidade de Serrinha- Bahia, na quinta-feira santa.
A procissão encena a prisão de Jesus Cristo e tem início na quinta-feira santa, com a iluminação de tochas.
A Semana Santa é o período mais importante da fé cristã, e com ela brota ao longo do processo histórico um conjunto de práticas, ritos e tradições que compõem um riquíssimo legado cultural. Sendo assim, é com imensa satisfação que trago para a nossa postagem da semana uma imagem de cunho regional. Dentre os diversos ritos que compõem a Semana Santa, não poderia deixar de destacar aquele que é mais tradicional no município de Serrinha/BA, a “Procissão do Fogaréu”.
Introduzida pelo padre Carlos no início da década de 30 sendo ampliada no período do Padre Lucas , como rito oficial das atividades relacionadas à semana santa da Igreja Católica serrinhense, o Fogaréu costuma reunir milhares de pessoas não só da cidade, mas de outras localidades, que juntas procuram relembrar e/ou reviver a captura de Jesus Cristo nos Jardins das Oliveiras, após a traição do apóstolo Judas.
Neste ano de 2014, a Procissão do Fogaréu completa 84 anos de fé e caminhada.
Embora eu não tenha conseguido precisar o ano em que foi tirada, credito-a a década de 70. Um dos fatores que me faz acreditar nisso é a presença exclusiva de homens no evento, tradição que se manteve nos primeiros cinquenta anos. Somente na década de 80 é que as mulheres puderam fazer parte da procissão.
Além da presença generalizada dos homens, podemos destacar a diversidade de classes sociais presentes na procissão, e de fato isso se reafirma com os escritos sobre este evento, que salvaguardam a participação de camponeses, citadinos, políticos, comerciantes, dentre outros. Se estabelecermos uma comparação com a procissão atual, chegaremos a conclusão de que esta é ainda mais democrática, não somente pelo simples fato da inclusão do elemento feminino, mas sobretudo, pela participação maciça das diversas camadas sociais serrinhenses, turistas e até mesmo de membros de outras religiões.
Podemos afirmar que  a Procissão do Fogaréu é um dos ritos culturais mais ricos da história de Serrinha, e que nos remete à forte colonização portuguesa vivenciada por aqui e como qualquer outro ato tradicional, perpassou por vários contextos históricos diferentes e que por naturalidade absorveu os valores vividos em cada época, cabendo neste caso, ao historiador analisar minuciosamente as fontes disponíveis que irão conduzi-lo a uma boa interpretação.
A sua projeção nacional e ate no noticiário  internacional ocorreu no período que Pároco de Serrinha era o Italiano Lucas Di Nuzzo que contou apoio da Rádio Difusora de Serrinha, que estava sob a Direção de Carlos Miranda Lima Filho.




Comentários:

Criação e Manutenção por ::By Tony Miranda [71] 9978 5050::
| 2009 |