SERRINHA COMEMORA 135 ANOS DE EMANCIPAÇÃO - 13/06/2011
Município de Serrinha, criado em 13.06.1876, pelo Resolução Provincial n° 1.609 de 13.06.1876 do Diário Oficial.
Serrinha teve a sua origem desde a época da colonização Portuguesa, quando da abertura de estradas para proporcionar aos criadores de gado o manejo com as suas boiadas, sendo originária da inicial Colonização do Rio Paraguaçu, quando fundou a Vila de Santo Amaro de Jacobina, desbravando o Sertão dos Tocos, onde também ficava o Arraial de Água Fria e as Fazendas Saco do Moura, Serrinha, Tamboatá, Coité e etc.
O crescimento deu-se por volta de 1718, por descobertas de Minas de Ouro de Jacobina e Rio de Contas. Com influente comércio descobrindo novos horizontes, daí a fixação para a Fazenda Tamboatá, onde morava Bernardo da Silva, que dominou a área por muito tempo, existindo por aí, várias histórias narradas sobre Serrinha, contudo, a sua evolução política através da criação do Sítio de Nossa Senhora Santana da Serrinha, em 1775, quando os descendentes de Bernardo da Silva reivindicaram junto à Presidência da Província a condição de Distrito, sendo instalado em 1° de Junho de 1838, filial da Freguesia da Vila de Água Fria.
No Século 19, em função do desenvolvimento comercial, principalmente de cereais e gado em direção ao Recôncavo, criou-se o Município de Serrinha à 13 de Junho de 1876, desmembrando-se da antiga Vila da Purificação dos Campos, hoje Irará, sendo eleita a primeira Câmara de Vereadores em 01 de Outubro de 1876 e a instalação deu-se em 11 de Janeiro de 1877. A Rede Ferroviária Federal chegou à Serrinha, sendo inaugurada nos idos de 1880 à 1896, Serrinha à Juazeiro, Serrinha à Salvador, o que causou grande impacto e progresso, pois por aqui passaram várias autoridades à nível nacional em luxuosas classes de trem quer que em visitas, inaugurações de obras ou movimentos políticos, chegando a possuir, inclusive, um dos melhores hotéis da Rede Ferroviária Federal - Leste Brasileira.
Poder Executivo - Poder Legislativo - Contando com a Justiça por Mediação e Arbitragem, a nova modalidade de faz justiça, Ministério Público, o judiciária está classificada como 3ª Intrância.
Possui Juizado Especial de Defesa do Consumidor e Pequenas Causas.
Em 1° de Abril de 1890, o governador decidiu pela criação da Comarca de Serrinha em 12 de abril de 1932, a elevação da Comarca à 3ª Intrância, por Decreto Estadual n° 8.040.
Sede da 12° Região Administrativa do Estado, distante 179 km de Salvador, sendo que em linha reta, a distância é de 148 km, limita-se ao Norte com Teofilandia e Arací; ao Sul, Lamarão e Santa Bárbara, a Oeste, Ichú e Conceição do Coité; a Leste, Biritinga, sua população atual, de acordo com o IBGE, é de 75.984 habitantes. Contando com as sedes regionais da Saúde, Educação, Fundação Nacional de Saúde, 29ª Ciretran, Delegacia Regional de Polícia, Delegacia Regional do Tribunal de Contas, Delegacia da Receita Federal, Inspetoria Regional da Secretaria da Fazenda, Hospital Regional Estadual, Diretoria Regional da EBDA, 16° Batalhão da Policia Militar.
Serrinha está posicionada num gancho rodoviário, onde quem vem de Salvador/Feira de Santana, seguindo à direita vai a Biritinga, Teofilandia, Araci, Caldas do Jorro, Tucano, Euclides da Cunha, Ribeira do Pombal, Uauá e Monte Santo. seguindo à esquerda vai para Ichú, Candeal, Conceição do Coité, Retirolandia, Valente, São Domingos, Santa Luz, Nordestina, Queimadas, Itiúba. Portanto, para ir à Paulo Afonso ou Juazeiro, utiliza-se uma dessas rodovias.
Clima - Seco e sub úmido e semi-árido, geralmente dias quentes e noites amenas, localizada no polígono das secas com coordenas geográficas 11°39’28 de Latitude Sul e 39°00’18 de Longitude Oeste, à 360 metros do nível do mar. Serrinha possui uma área, cuja superfície é de 772 km².
Atrações Turísticas - Colina Carolina, onde está erguida a imagem de Senhora Santana, Procissão de Fogaréu, Festejos Juninos e Vaquejadas.
Economia - Serrinha vive basicamente da agropecuária em função da sede regional, onde centraliza os órgãos arrebanhando grandes números de funcionários, cujos salários desembocam no comércio local. Realiza duas grandes feiras livres, às quartas e sábados, o sistema bancário, conta coma as agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco e Sicoob.
Na área industrial, ainda atrasada com pequeninas industrias.
O exemplo mais forte que está aí vivo em termos de Entidade é a Filarmônica 30 de junho, (fundada em 19 de Abril de 1896), que continua desenvolvendo a cultura da música com a interpretação universal em partituras, mas que já atravessou várias crises.
Entidades associativas é destaque a Central Sindical - Assessoria Regional Sindical e de Esportes que congregam vários Sindicatos e Associações no município e região, sendo uma central Sindical do interior.
A Padroeira do Município é Senhora Santana, cuja festa religiosa teve inicio pelos idos de 1780, quando a Igreja da matriz foi concluída por descendentes de Bernardo da Silva. Em 25 de Setembro de 1955, foi construída a Imagem de Senhora Santana no alto da colina, significando a Proteção ao Município de Serrinha, sendo ai, o ponto mais importante do percurso da Procissão do Fogaréu.
Serrinha tem a predominância Católica, contudo, a diversificação de religiões com as Igrejas: Batista, Monte Horeb, 15 de Novembro, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Deus é Amor, Centro Espirita Deus Cristo e Caridade, Candomblés, etc.
Na área educacional, Serrinha conta com a Faculdades de Educação, vários Colégios de 2° Grau, além de contar com a Sede da Diretoria Regional de Educação, que tem vários filhos de Serrinha que já escreveram livros e ocupantes de posições de destaque.
A Música Serrinhense é destacada pela literatura de cordel, cujos violeiros tem galgado nobres espaços neste ramo.
Serrinhenses mantém suas Emissoras de Rádio com pioneirismo da Rádio Difusora de Serrinha que foi inaugurada em 14 de julho de 1969, e na década de 80 surgiram ás Rádios Morena (FM) e Regional (AM), inúmeros jornais tablóides que aparecem e somem de repente sem nenhuma explicação.
Não possui jornal escrito já sugiram vários não tiveram condições de manter, na Internet tem vários trabalhos destacando-se:
Blogs e Sites
Blog de Tony Miranda
www.blogtonymiranda.blogspot.com
Assessoria Regional de Esportes
www.assessoriaregionaldeesportes.blogspot.com
ASSESSORIA REGIOAL SINDICAL
www.assessoriaregionalsindical.blogspot.com
CURSO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO
www.cursodedesenvolvimentointegrado.blogspot.com
Campeonato do Sisal Bahia Brasil
www.campeonatodosisalbahia.esporteblog.com.br
Lamarão - Bahia
www.lamaraobahia.blogspot.com
Carlos Miranda REPORTER
www.carlosmirandareporter.blogspot.com
PESMARKETING
www.pesmarketing.com.br
Guia de Midia
www.guiademidia.com.br
ASES
www.esportecomunitario.com
Espaço Consultoria
www.espacoconsultoria.net
Zé Ribeiro
www.nosbastidoresdacidade.blogspot.com
Celestin Silva
www.cleristonsilva.blogspot.com
Tasso Franco
www.bahiaja.com.br
Neste dia quero fazer uma homenagem a dois jornalistas autodidatas que tiveram grande influencia na formação de jovens que ingressaram na carreira de jornalismo e radialismo a serviço de Serrinha e região. Um de uma tradicional família serrinhense que era chamado de Gaucho, escrevia noticias e a história de Serrinha a lápis e em papel de embrulho. Levando a sua mensagem nas portas das escolas e nas ruas. Outro era Sr.Ernesto da Vanguarda, apelidado de Tinteiro Feio, que fez o Jornal A Vanguarda e a primeira gráfica de tipos feitos a mão usando madeiras que selecionava. Tornando-se logo em seguida uma pequena gráfica que imprimia e fazia carimbos. São duas figuras que devemos lembrar aos mais jovens, pois com sua humildade tiveram grande participação na cultura e na divulgação de Serrinha, para a Bahia e o Brasil. Por tanto a Gaucho e a Tinteiro Feio, as nossas homenagens neste dia em que Serrinha comemora 135 anos de emancipação política, falando ainda sobre este seguimento destaca-se o surgimento dos serviços de alto-falante e ai lembramos de Paulo Santana de Araújo, o famoso “Paulo Teiu”. Que foi o proprietário do serviço de alto-falantes “Urubixaba Música”, onde encerrava a programação diária às 21hs com o seguinte refrão: “Enquanto a cidade dorme a população cresce”. Logo em seguida ingressou na Rádio Difusora de Serrinha, onde o pioneirismo foi repetido e o escritor desta matéria Carlos Miranda Lima Filho teve o prazer de iniciar como locutor, tendo estes espelhos seguir. Onde trabalhou com denodo e capricho, eram na época, todos considerados verdadeiros artistas em todas as localidades.
Na área esportiva o maior destaque esta com Assessoria Regional de Esportes, entidade civil de direito privado devidamente registrada e reconhecida de utilidade publica pela lei n° 4.202, sendo a promotora do famoso Campeonato do Sisal com mais de 25 cidades participando e das copas rurais.
Verso Popular –
"Serrinha não serra pau grosso,
Coité não dá Salamim,
Raso não junta água,
Queimada não nasce capim"
Este importante dia para a história de Serrinha vai ficar em branco desde quando o Poder Executivo e o Legislativo não organizaram quaisquer programação alusiva ao Aniversário da Cidade de Serrinha, motivos de protesto de boca em boca na comunidade.
Carlos Miranda, Radialista DRT 1422.
Serrinha – Bahia.
domingo, 12 de junho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 Comentário:
Seria bom que fosse respeitada a autoria do convite, hora alterado, sem ao menos comunicar ao autor.
Postar um comentário