sábado, 2 de janeiro de 2010

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SERRINHA - BA, AQUI POR SERRINHA COMECOU O TRANSPORTE PARA O NORDESTE DA BAHIA





ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SERRINHA - BA.
HISTORICO DA LINHA: A linha que ligou efetivamente a estação de São Francisco, em Alagoinhas, ao rio São Francisco, em Juazeiro, foi aberta entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro, que deu a concessão a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo. Em bitola métrica, seus trens partiam da estação de São Francisco, onde chegava uma linha em bitola larga (1m60), a E. F. Bahia ao São Francisco. Em 1911, essa linha teve a bitola reduzida e as duas linhas foram unidas sob a concessão dos franceses da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien. Em 1935, tudo virou parte da VFFLB, estatal, e a linha passou a se chamar Linha Centro. Em 1957, foi uma das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou de existir o nome VFFLB. Ainda circulavam trens de passageiros entre Alagoinhas e Senhor do Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego de cargueiros até hoje. A ESTAÇÃO: Em 1880 o trem chegou a Serrinha e a estação ferroviária foi inaugurada, recebendo o nome de Rio Branco. Era então ponta de linha, linha esta que foi prolongada até Santa Luz somente quatro anos depois, em 1884. Em Serrinha ocorreu um acidente com um trem cargueiro, em 1940, cuja foto é mostrada acima. Atualmente (2007), o prédio da estação ainda existe, não é tombado e ali se diz que a construção é do século XX. Com certeza é, pelo estilo da mesma (ver abaixo). Na verdade, em uma das casas da vila ferroviária, aparece o dístico da Leste Brasileiro (L B) e a data é 1941. Se assumirmos a mesma data para o prédio da estação, este seria o ano: o estilo é característico de muitas estações desta época. Está hoje (2007) e m estado razoável de conservação, mas há sinais de depredação.
obs: A primeira foto Estação com esta atualmente;
A segunnda no pátio de Serrinha, a locomotiva da Leste Brasileiro explodiu no início dos anos 1950;
A terceira foto Hotel da Leste;
A quarta foto Etação de 1920.
Aqui foi início dos transportes para o Nordeste, parou porque?
WWW.carlosmirandalimafilho.com.br
WWW.carlosmirandareporter.blogsspot.com

3 Comentários:

Anônimo disse...

Sr. Carlos Miranda.
Antes de mais nada parabéns por estar de alguma forma contribuindo para preservar a memória de Serrinha. Algumas vezes tenho me perguntado porque Serrinha não utiliza esse espaço para transforma-lo em Museu da Cidade? continuando commo está em breve será demolido pelos vândalos que começam a aparcer por aí, com o cresicmento desordenado que a cidade está sofrendo. Fica a sugestão. Há um grupo ligado à Maçonaria que está colecionando registros, unam-se e façam alguma coisa.

Marcos Nogueira

Anônimo disse...

massa moro em serrinha e conheco a linha do trem deserrinha a anos ela continua linda

marcia disse...

ola gostaria de obter informações sobre o açude do açude do grava sou estudante de geografia do curso da uneb, epreciso escrever sobre a paisagem mas nao tenho inf. sobre a vegetaçao e a paisagen antes da inst do frigorifica
meu e-mail adelmarciassilva@gmail.com
agradeço

Criação e Manutenção por ::By Tony Miranda [71] 9978 5050::
| 2009 |