sábado, 14 de junho de 2008

Aniverssário de emancipação politica de Serrinha – Ba, 132 anos.


Neste 13 de junho de 2008 a nossa cidade comemora mais um ano de vida, e não temos muito o que comemorar pois os três poderes do municipio estão funcionando ainda de forma precária, lenta e deixando a desejar, o EXECUTIVO que são os prefeitos e vice-prefeito ainda não desenvolveram prajetos para beneficiar a população de Serrinha, não temos uma escola proficionalizante, a saúde está pracária a ponto de sermos a sede da microregião e não ter uma UTI, a agricultura não tem qualquer insentivo, pior ainda este ano a prefeitura deixou de assinar um convenio que o governo aferecia para plantar 100mil árvores para o reflorestamento, no esporte nao possui uma piscina ou uma quadra de tênis, além de outras deficiencias que poderiamos citar mais em resumo pode-se dizer”Isto é uma vergonha senhores prefeitos!” ; O LEGISLATIVO funciona de acordo com as regras que os prefeitos impoem, não fazem qualquer lei para beneficiar o nosso povo a exemplo das filas bancárias que é uma vergonha; O JUDICIARIO está atuando tao lento que os seus jurisdicionados estão desesperancosos com a justiça e ai lembramos uma frase do grande mestre Rui Barbosa “Justiça tardia equipara-se a injustiça”. A valvula de escape seria a imprensa, mas ela está amordaçada em Serrinha por grupos finaceiros dominantes, que preferem manter o múnicipio neste patamar porque assim sendo eles continuam ganhando com a miséria do povo.

Temos que, neste momento chamar toda a comunidade serrinhense para estudar, analizar e colocar em prática três palavras essenciais para a vida de todos:“AUTOESTIMA, PLANEJAMENTO E PESEVERANÇA” Já que precisamos de um futuro melhor.
PARABÉNS SERRINHA,

FELIZ ANIVERSSÁRIO!

Serrinha é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a uma latitude 11º39'51" sul e a uma longitude 39º00'27" oeste, estando a uma altitude de 379 metros. O município de Serrinha está localizado na Mesorregião do Nordeste Baiano e microrregião de Serrinha, a 173 km de Salvador, Serrinha, cidade tranqüila, destaca-se pela hospitalidade com que recebe seus visitantes. Possui hotéis, bares e restaurantes para todos os tipos de gostos e, por já estar acostumada a abrigar grandes eventos.

Serrinha teve como seus primeiros habitantes os índios da nação Cariri. Entretanto, foi com a chegada do português Bernado da Silva, comandante de uma expedição da colonização portuguesa, em 1715, que a organização urbana da cidade se deu. Assim, foi iniciada a construção de uma capela sob a invocação da Senhora Santana. A capela era filiada a freguesia de São João de Água Fria. A esse tempo o povoado já possuía 16 casas cobertas de telhas e servia de pousada aos visitantes e comerciantes e lojas de troupeiros que se destinavam ao Rio São Francisco.
Em
1º de junho de 1838, a lei nº 67 criou o Distrito de Paz de Serrinha, e levou a capela à categoria, com paróquia própria, pelo Arebispo D. Romualdo Antônio Seixas. Em 24 de outubro de 1763 foi nomeado capelão o Pe. Antônio Manuel de Oliveira.

A Igreja Matriz de Serrinha foi concluída em 1780 e possui uma inscrição de mármore no frontefício com os seguintes dizeres: "Louvado seja o Santíssimo Sacramento e a imaculada conceição da Virgem Nossa Senhora concebida sem pecado original". Presume-se que o ano de 1646 tenha sido o início da catequese dos índios Biritingas que dominavam a região.

Pela Lei Provincial nº 1.069 de 13 de junho de 1876, foi o Arraial de Serrinha elevado á categoria de Vila e criado o Município de Serrinha, com território desmembrado do município de Purificação dos Campos, sendo inaugurado a 11 de janeiro de 1877. A Vila de Serrinha recebeu foros de "cidade" pelo Ato estadual de 30 de junho de 1891, assinado pelo Barão de Lucena, fato que constou da data de 4 de junho de 1891 do Conselho Municipal de Serrinha. A instalação solene da cidade ocorreu em 30 de agosto de 1891 segundo consta da Ata do Conselho municipal de Serrinha do referido dia.

Mais de um século decorrido o município de Serrinha vai avançando no seu crescimento e desenvolvimento.
Características geográficas
Área - 568,405 km²

Clima - Semi-árido à subúmido
Indicadores
IDH - 0,658 PNUD/2000

PIB - R$ 170.097.481,00 IBGE/2003

Comentários:

Criação e Manutenção por ::By Tony Miranda [71] 9978 5050::
| 2009 |