terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Lavagem do Bonfim em Salvador quinta, 12 janeiro 2012


Lavagem do Bonfim em Salvador
quinta, 12 janeiro 2012
Lavagem das Escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
A homenagem ao Senhor do Bonfim é muito antiga na Bahia, embora haja controvérsias sobre sua origem portuguesa ou africana. Esta cerimônia acontece no dia 13 de janeiro. Um imenso cortejo de devotos percorre dez quilômetros de Salvador, partindo do Largo da Conceição até o Largo do Bonfim. Baianas vestidas a caráter trazem moringas e potes cheios de água perfumada para a lavagem simbólica das escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.
A Lavagem do Bonfim é a maior representação do sincretismo religioso do povo baiano, reunindo elementos católicos e do candomblé. A festa, que começou em 1754, reúne hoje cerca de um milhão de pessoas na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, representado por Oxalá. Com tanta gente assim é preciso ficar atento, e tomar cuidado com a câmera.
A celebração, que sempre acontece na segunda quinta-feira de janeiro (em 2011, será no dia 13), começa oficialmente às 10h, também na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Baianas com vestidos e turbantes brancos, colares coloridos e grandes brincos de argola saem em cortejo de oito quilômetros até a Igreja do Bonfim. Como se fosse um trio elétrico, atrás da procissão vai a multidão, liderada pelo bloco de afoxé Filhos de Gandhi. Uma vez no Bonfim, as baianas lavam a escadaria com água de cheiro e a festa continua tarde adentro, com o povo bebendo e comendo acarajé nas dezenas de barraquinhas armadas no lugar. Aproveite que está por ali para fazer dois programas turísticos clássicos de salvador: provar as especialidades refrescantes da Sorveteria da Ribeira (coco verde, graviola, jenipapo, mangaba, sapoti, seriguela, tamarindo, tapioca, umbu...) e assistir ao pôr do sol no Forte de Monte Serrat.

Comentários:

Criação e Manutenção por ::By Tony Miranda [71] 9978 5050::
| 2009 |